DERINT-MD

Departamento de Relações Interinstitucionais

O Departamento de Relações Internacionais (DERINT–MD) é responsável por:

  • Orientar intercambistas da instituição;
  • Orientar os processos de recebimento de estrangeiros em intercâmbio ou em visita à instituição;
  • Buscar oportunidades de intercâmbio acadêmico/profissional em instituições internacionais que mantêm relações de parceria com a UTFPR.

 

Os alunos que participarão dos Programas Institucionais de Mobilidade Estudantil (Mobilidade Internacional e Dupla Diplomação) devem, antes da data da viagem, encaminhar seu pedido de “Afastamento para estudos”. Esse procedimento é o que garante a matrícula ativa no Sistema Acadêmico enquanto o estudante afastado e, também, possibilitará posterior pedido de convalidação das disciplinas cursadas durante o período de mobilidade.

Procedimento para requerer o “Afastamento para estudos no exterior”

Assim que estiver com todos os trâmites de preparação da viagem concluídos, o aluno deve encaminhar o pedido de afastamento para o e-mail: derint-md@utfpr.edu.br, acompanhado dos seguintes documentos comprobatórios:

Após o envio dos documentos para o DERINT do Campus, o pedido será analisado e, posteriormente, será solicitado o afastamento do aluno no Sistema Acadêmico em data próxima a do efetivo afastamento (data da viagem), pois uma vez afastado no sistema, o aluno perde o acesso ao R.U. e à biblioteca, assim como não pode manter mais vínculos de iniciação científica, monitoria ou estágio.

Procedimento para retorno à UTFPR

A alteração do status de “Afastado para estudos” novamente para “Regular” dererá ser solicitado ao DERINT pelo(a) Professor(a) Responsável pelas Atividades de Internacionalização (PRAInt) do curso, após verificação de que todas as etapas do Plano de Estudos no exterior foi cumprida pelo aluno e que não há pendencias junto à instituição no exterior.

Atenção: As regras vigentes na UTFPR não permitem que os estudantes tenham seu status alterado de “afastado” para “regular” caso ainda estejam vinculados à uma instituição parceira estrangeira.