Departamento de Extensão

A Extensão Universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná realiza as seguintes atividades extensionistas: 

    • Cursos e oficinas
    • Eventos
    • Projetos
    • Programas
    • Prestação de serviços
 

As modalidades oficinas, eventos, projetos e programas são registradas e geridas pelo Departamento de Extensão. Os cursos de qualificação profissional são registrados pelo DEPEC. Clique aqui, para mais informações sobre Cursos de Extensão.

Projetos

Ação de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com duração determinada de no mínimo 6 (seis) meses, com objetivo focalizado, integrando o ensino e a pesquisa. Deve atender às diretrizes de extensão, podendo abranger, de forma vinculada, cursos, eventos e prestação de serviços. O Projeto pode ser vinculado ou não a um Programa.

Oficinas de Extensão

Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial e/ou remoto, com carga horária inferior a 8 horas. Oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva, prevendo momentos de interação e troca de saberes a partir da uma horizontalidade na construção do saber, tomando como fundamento a relação teoria-prática.

Programas

Conjunto articulado de pelo menos dois projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços e apoio tecnológico), de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, desenvolvido de forma processual e contínua de no mínimo 4 anos, integrando o ensino e a pesquisa, que deve explicitar, necessariamente, a metodologia de articulação das diversas ações vinculadas; atender às diretrizes de extensão; e estar orientado por um eixo articulador voltado para um público, temática, linha de extensão ou recorte territorial.

Eventos

Ação de curta duração, que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico/acadêmico ou tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Tipos:

    • Congresso: evento de grandes proporções, de âmbito regional, nacional ou internacional, realizado como um conjunto de atividades, como mesas redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops.
    • Seminário e evento análogo: evento científico de âmbito menor do que o congresso. Incluem eventos como encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, mesa-redonda, etc.
    • Ciclo de debates: encontros sequenciais que visam à discussão de um tema específico.
    • Exposição: exibição pública de bens de caráter científico, cultural, tecnológico, social e educativo; inclui: feira, salão, mostra, lançamento, etc.
    • Espetáculo: apresentação pública de eventos artísticos; inclui: recital, concerto, show, teatro, exibição de cinema, dança e interpretação musical.
    • Evento esportivo: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva.
    • Festival: série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral e medições periódicas.
    • Outros: ação pontual de mobilização que visa a um objetivo definido; inclui campanha.