A Extensão Universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná realiza as seguintes atividades extensionistas:
As modalidades oficinas, eventos, projetos e programas são registradas e geridas pelo Departamento de Extensão. Os cursos de qualificação profissional são registrados pelo DEPEC. Clique aqui, para mais informações sobre Cursos de Extensão.
Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial e/ou remoto, com carga horária inferior a 8 horas. Oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva, prevendo momentos de interação e troca de saberes a partir da uma horizontalidade na construção do saber, tomando como fundamento a relação teoria-prática.
Ação de curta duração, que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico/acadêmico ou tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Tipos:
Ação de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com duração determinada de no mínimo 6 (seis) meses, com objetivo focalizado, integrando o ensino e a pesquisa. Deve atender às diretrizes de extensão, podendo abranger, de forma vinculada, cursos, eventos e prestação de serviços. O Projeto pode ser vinculado ou não a um Programa.
Conjunto articulado de pelo menos dois projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços e apoio tecnológico), de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, desenvolvido de forma processual e contínua de no mínimo 4 anos, integrando o ensino e a pesquisa, que deve explicitar, necessariamente, a metodologia de articulação das diversas ações vinculadas; atender às diretrizes de extensão; e estar orientado por um eixo articulador voltado para um público, temática, linha de extensão ou recorte territorial.